Welcome! It is Monday, December 11, 2017, 2042 UTC  
to DXing.info front page
Help for radio hobbyists in using the site About DXing.info and the DX Hobby Feedback to DXing.info
The reliable information source for radio hobbyists
  Home >  DXpeditions > Lemmenjoki 
 Radio stations
  Profiles
  Audio
  Archive: News
 DXing
  Introduction
  DX Glossary
  Articles
  Propagation
  Equipment
  Archive: Logs
 DXpeditions
  Australia
  Canada
  Finland:      Aihkiniemi
  Finland:      Mika's reports
 
 South Africa
  USA
  others
 Site info
  About
  Help - FAQ
  FB group
  Press
  What's new

Lemmenjoki - o paraíso para DXismo

por Mika Mäkeläinen

Para a maioria das pessoas, Lemmenjoki - que pode ser traduzido como o Rio do Amor - é um parque estadual da Lapônia, um pedaço ainda virgem de natureza do Ártico. Por décadas, minas de ouro atraíram muitos exploradores para essa região. No entanto, mineração não é o que atrai um grupo de DXistas finlandeses a essa localidade desolada numa peregrinação anual chamada DXpedition. Peneirar as ondas eletromagnéticas é o que realmente revela as jóias - Lemmenjoki é um paraíso para DXismo em Ondas Médias.

Lemmenjoki está localizada na região norte da Finlândia (nas coordenadas 26°19' Leste e 68°46' Norte), a sudoeste da cidade de Inari. Esa Hänninen, um dos pioneiros do DXismo finlandês, descobriu essa cabana às margens do lago nas imediações do parque em 1981.

Embora as primeiras DXpeditions à Lapônia foram feitas no começo da década de 70, somente uma década mais tarde os DXistas começaram a construir sistemas permanentes de antenas. Isso contribuiu em muito para a popularidade de Lemmenjoki como o destino numero 1 para DXpeditions, aonde cerca de 165 DXpeditions já foram realizadas até hoje.

The Lemmenjoki cabin
The Lemmenjoki cabin

Desde o começo dos anos 80, Lemmenjoki tem recebido uma leva ininterrupta de DXistas, geralmente 2 por vez, de Setembro a Janeiro e as vezes até Fevereiro, em cada inverno. A antiga cabana feita de madeira, que oferece acomodações básicas e um local para se cozinhar, foi reformada com o passar dos anos, por exemplo a chaminé foi totalmente reformada pelos DXistas.

A cabana pode ser usada em qualquer época do ano. Uma estação americana uma vez me perguntou se Rio do Amor se refere à forma como nós nos mantemos aquecidos lá....Infelizmente a verdade sobre o jogo da sobrevivência não é tão exótico. No inverno rigoroso os aquecedores elétricos não são o suficiente para manter o frio afastado, mas alimentado a lareira mantém a cabana aquecida e cortando lenha mantém os DXistas aquecidos.

O que faz de Lemmenjoki talvez a bem mais equipada base para DXpeditions do mundo é o vasto parque de antenas. Ao todo existem 15 antenas Beverage e Long Wire, cada uma com 800 a 1000 metros de extensão. Mais da metade delas são mais ou menos permanentes (a queda de árvores costumam quebrar as antenas), mas diversas antenas ainda precisam ser esticadas e recolhidas a cada temporada. Como o inverno é muito rigoroso cada antena é inspecionada pelo menos uma vez por semana, o que significa uma boa caminhada e trabalho de reparos para cada DXista.

As antenas e outros equipamentos são compartilhados e mantidos por um grupo coeso de DXistas de Ondas Médias Finlandeses, que investiram naquele lugar através dos anos. A maioria deles vivem na região dacapital, Helsinki, a uma distância de 1100 quilômetros (700 milhas) ao sul de Lemmenjoki.

Midday November 24th 1997
Meio dia, 24 de Novembro de 1997

Devido à sua localização no extremo norte do globo, o Sol não passa da linha do horizonte no começo de Dezembro em Lemmenjoki. No entanto, com neve no solo e o Sol iluminando o céu mesmo estando abaixo do horizonte, o dia ainda existe entre 10 da manhã e 2 da tarde. Consequentemente, no meio do verão em Lemmenjoki temos 24 horas de luz do Sol. Graças à sua localidade, o inverno oferece um caminho se escuridão constante a várias partes do mundo o que é necessário para a captação de sinais distantes de Ondas Médias.

O local também é livre de interferências e, se comparado com o Sul da Finlândia, é muito mais longe das estações européias de alta potência.

Lemmenjoki é uma localidade bem selvagem e típica da região Ártica. As renas claramente estão em vantagem em relação ao número de pessoas e podem ser avistadas facilmente por qualquer visitante; animais mais exóticos não são facilmente avistados. As casas são raras e distantes uma das outras. No inverno, durante as DXpeditions o tempo pode estar extremamente rigoroso; um recorde de temperatura baixa de -52 graus Celsius (-61 Farenheit) foi observado em Janeiro de 1999. Como voce pode imaginar, manter as antenas as vezes é um desafio.

Quer saber mais? Assista um vídeo sobre nossas experiências DX em Lemmenjoki feito por Mika Mäkeläinen ou ouça um arquivo de som com uma reportagem em formato MP3 feitas por Jonathan Marks do Media Network da Radio Nederland.

Dê uma olhada em nosso equipamento (receptores e antenas) usados em nossas DXpeditions mais recentes. Para um relatório detalhado da última DXpedition em Lemmenjoki ou da que está acontecendo nesse momento, visite Lemmenjoella kuultua, que é mantido por Esa Hänninen.

to Hometo DXpeditionsto Page Top


LEM169
Report
Log
Equipment

About DXing | About this Site | © Mika Mäkeläinen 2002-2018 | All rights reserved